segunda-feira, 11 de abril de 2011

PROJETO: ALUNO PRESENTE

Sem presença não há aprendizagem! O primeiro passo para melhorarmos os alarmantes índices do IDEB de nosso município, e melhorarmos a aprendizagem dos nossos alunos, é garantir que os alunos estejam em sala de aula. Nesse sentido o Serviço de Orientação Educacional desenvolveu o Projeto Aluno Presente. Esse acompanhamento usa como referências as orientações do FICAI (Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente), tendo por objetivo intervir junto às famílias dos faltosos antes que o aproveitamento do aluno seja comprometido.
Apesar da falta de recursos (telefone, transporte) para facilitar o contato com as famílias, o Serviço de Orientação Educacional procura as famílias dos alunos infrequentes buscando soluções para o problema.
Notamos que os casos mais comuns de baixa freqüência são por parte dos alunos que já apresentam disparidade da relação idade/série. Conversando com alguns desses alunos e familiares notamos que existe uma desmotivação desses para com a escola, sendo comum a dificuldade de se criar vínculos afetivos com as professoras e colegas que são bem mais novos e têm outros interesses. Esse é um grande problema a ser trabalhado em nossa unidade, pois temos um grande índice de alunos reprovados por evasão ou falta de aproveitamento nos anos anteriores. Os casos mais alarmantes já foram encaminhados à equipe multidisciplinar, mas estamos ainda refletindo (equipe técnica, professores e coordenação pedagógica) sobre como minimizar esses problemas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário