terça-feira, 26 de abril de 2011

SESSÃO PIPOCA DE MAIO - ESCOLA DA VIDA

A Sessão Pipoca, conforme prometido, começará em grande estilo!

Teremos na quarta-feira, 10/05, a exibição para os alunos do Ensino Fundamental 2, do filme Escola da Vida.
A Profa. Larissa Bahiense, responsável pela disciplina de Ciências, já preparou o roteiro de trabalho que os alunos deverão preencher após a exibição, e os demais professores estão se preparando para trabalhar os principais conceitos apresentados no filme de forma interdisciplinar.

Confira depois o relato dos estudantes.



 


sábado, 16 de abril de 2011

CONCURSO FOTOGRÁFICO - BELEZAS DO 5o DISTRITO


Toda paisagem tem suas belezas, seus encantos. Com a finalidade de valorizar as belezas do 5o Distrito e estimular um olhar atento às paisagens locais, organizamos a 1a Mostra de Fotografia e Concurso Fotográfico "Belezas do 5o Distrito".

O concurso e mostra fotográfica fazem parte também do projeto interdisciplinar que envolve toda a escola no ano de 2011.

Teremos 3 categorias de participantes:

Categoria 1: alunos da E.M. Luís Délio Mendonça.
Categoria 2: profissionais da escola, envolvendo professores e funcionários.
Categoria 3: comunidade.

A Mostra envolverá exposição de parte do material enviado ao concurso.

Inscrições e regulamento a partir do dia 25 de Abril no Serviço de Orientação Educacional.

Aos poucos vamos lançando mais detalhes sobre o Concurso.

Aguardem

SEXTA-FEIRA É "DIA DO BRINQUEDO" NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Nossa equipe tem se perguntado: como possibilitar às crianças da E.I. um ambiente lúdico, com valorização do brincar, do jogo simbólico... sem recursos? Ainda não temos muitas respostas, mas a primeira ação empreendida por nós nesse sentido foi a adoção do Dia do Brinquedo.

Enquanto brinca a criança significa para si o mundo e seu papel no mundo, compreende quem é, quem são os outros... e assim se percebe como sujeito. O brinquedo, nesse sentido, tem um papel de mediador dessa descoberta, ganhando assim grande ligação afetiva. Por isso, nossa escola teve a iniciativa de incentivar que as crianças tragam, às sextas-feiras, seus brinquedos preferidos para a escola.

Entendemos que quando a criança traz seu objeto predileto para a escola, é como se parte da casa se estendesse até aquele ambiente (objeto de ligação), favorecendo a criação de vínculos afetivos ali. Então, o Dia do Brinquedo vai promover, além da diversão, bons momentos de partilha entre as crianças.

Temos algumas orientações para os pais, tais como: deixar a criança escolher o brinquedo que irá levar, porém orientando-a quanto a isso; levar somente 1 (um) brinquedo; identificar o brinquedo escolhido com o nome da criança. Não levar brinquedos caros, que possam quebrar, ou que tenham peças pequenas.

Acompanhem aqui as demais ações que serão empreendidas na busca de se trabalhar o lúdico e o simbólico. Se tiverem sugestões criativas nesse sentido postem nos comentários.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

EU ACOMPANHO A VIDA ESCOLAR DO MEU FILHO. E VOCÊ?

Demos mais um importante passo na conquista de uma educação de qualidade com a adoção da agenda escolar. Adotar a agenda pela primeira vez é sempre um grande desafio, pois esbarramos em fatores como:
  • falta de compreensão da comunidade da importância de se verificar diariamente a agenda;
  • acrescentar mais um elemento ao trabalho do professor que já se encontra sobrecarregado;
  • disciplinar o aluno sobre como usar positivamente a agenda.
Cremos que esse é uma passo fundamental para a construção da escola que queremos, porque a agenda é ferramenta de aproximação entre escola e família.
Para que a agenda desse certo tivemos que adotar outras medidas complementares:
  • os professores mandam tarefas para casa diariamente;
  • os pais devem rubricar diariamente a agenda como forma de oferecer ciência dos fatos ali apresentados (atividades de casa; comunicados; solicitações...).

Sabemos que a adoção de algo novo sempre requer tempo para ser incorporado e compreendido por todos, então reconhecemos que esses são pequenos passos de uma looonga caminhada.

Como você vê essa questão?

PROJETO SAÚDE NOTA 10 - CAMPANHA DENTES NOTA 10

Diante dos desafios enfrentados em nossa comunidade, percebemos que trabalhar com a comunidade para desenvolver melhores hábitos de higiene era uma urgência. Assim, estamos desenvolvendo o Projeto Saúde Nota 10. O Saúde Nota 10 é composto por um conjunto de campanhas como a Campanha Dentes Nota 10.

CAMPANHA DENTES NOTA 10


 Essa campanha envolverá ações como:
  • exibição de vídeos odonto-pedagógicos sobre a doença Cárie (O que é? Como prevenir? Como tratar?)
  • orientação de higiene, para que as crianças aprendam como escovar corretamente os dentes e também para que exercitem e melhorem essa atividade motora;
  • escovação supervisionada para avaliar a evolução de cada criança no ato da escovação e promover sua saúde;
  • Aplicação de Fluor para fortificar os dentes das crianças maiores de 3 anos;
  • Palestra aos pais e professores, com o intuito de orientar e ajudar os pais a promoverem a Higiene Bucal dos seus filhos em casa.
  • adotar a escovação diária como parte da rotina após principal refeição realizada na escola (E.I. e E.F.1);
Estamos aguardando efetivação da parceria que viabilizará essa ação - que é de interesse de todos - e depois vamos relatando aqui a evolução de mais essa importante campanha.

Em post futuro você acompanha outras ações do Saúde Nota 10.

Acompanhem e dêm sugestões!

PROJETO VIVENDO A DEMOCRACIA


Diante da necessidade de se eleger os representantes de sala e desenvolver nosso trabalho na direção da construção de uma escola democrática, o Serviço de Orientação Educacional desenvolveu o Projeto Vivendo a Democracia.
Esse projeto tem por objetivo possibilitar aos alunos a vivência e reflexão do sistema democrático. Para tanto, estamos desenvolvendo algumas ações. Criamos algumas perguntas problematizadoras para iniciar um bate papo com os alunos e assim trabalhamos importantes conceitos:
O que é democracia? Em que se diferencia da monarquia? 
O que é um voto?
Quais os critérios nos quais nos fundamentamos para escolher em quem votamos?
Por que dizemos que o candidato eleito representa os eleitores?
O que é um plano de governo?
Os governantes podem prometer qualquer coisa para conseguir votos?...
Que tipo de responsabilidades recai sobre esses representantes?
No início eles não diziam muitas coisas, mais ouviam do que falavam. Com o decorrer das conversas, as discussões se tornaram calorosas e todos querem opinar, dar exemplos, questionar...
Algumas turmas agora estão na etapa em que se dividiram em chapas para elaborar suas propostas e só depois de uma série de debates e análises das propostas faremos a  eleição dos representantes das turmas. Falamos também aprovar um plano de governo não significa que tudo o que foi proposto é viável, pode ser operacionalizado...
Falamos sobre necessidade de se pensar no bem comum; nas qualidades da escola e do futuro que queremos (ex.: se queremos uma escola de qualidade, não podemos propor redução no tempo de aula; se queremos ser bem sucedidos, não vale a pena propor que os professores dêm menos conteúdo). 
  
Sabemos que esse é apenas o primeiro passo na direção da formação de cidadãos conscientes. Os representantes presidirão as assembléias de classe e terão representatividade junto a Gestão escolar.  Desejamos que ao longo do ano os representantes tenham atuação cada vez mais forte no cotidiano escolar e que os alunos sintam o impacto disso em sua formação geral.

terça-feira, 12 de abril de 2011

SESSÃO PIPOCA

Estaremos dando início, ainda no mês abril, à nossa Sessão Pipoca.  A professora Larissa (professora de ciências do 6o ao 9o anos) já está levantando a lista dos primeiros filmes a serem exibidos e montando calendário das sessões!
A Sessão Pipoca será um evento de frequência mensal, em que será apresentado um filme em turno oposto ao da aula. Os alunos presentes ganham pipoca e suco e ainda ganham a oportunidade de refletir sobre temáticas atuais e se envolver com o maravilhoso mundo da 7a arte.

Acompanhem em breve a divulgação do calendário. E acompanhem sempre o blog para ficar a par das novidades!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

PROJETO: REESCREVENDO O NOSSO PPP


Que PPP (Projeto Político Pedagógico) é fundamental para uma escola ninguém duvida.
Que ele precisa ser escrito por todos os envolvidos no processo educativo ninguém discorda!
Então a equipe técnica da Escola LUDEM (Luís Délio Mendonça) se perguntou:

Como viabilizar uma reestruturação do nosso PPP, buscando de fato que ele represente o olhar da comunidade escolar?

Diante desse desafio estruturamos o projeto Reescrevendo nosso PPP.

Para isso algumas ações estão sendo adotadas:
  • reuniões de professores (reflexão sobre a escola que temos & a escola que queremos);
  • escrita de vários projetos que vão na direção do que temos como Visão;
  • caixas participativas para a comunidade  (Eu critico; Eu felicito; Eu proponho);
  • partilha da visão da equipe técnica com professores e funcionários;
  • reuniões de pais;
  • reuniões de equipe técnica;
  • reuniões com equipe multidisciplinar.
Finalizando o projeto postaremos aqui como ficou estruturado nosso novo Projeto Político Pedagógico.

PROJETO: ALUNO PRESENTE

Sem presença não há aprendizagem! O primeiro passo para melhorarmos os alarmantes índices do IDEB de nosso município, e melhorarmos a aprendizagem dos nossos alunos, é garantir que os alunos estejam em sala de aula. Nesse sentido o Serviço de Orientação Educacional desenvolveu o Projeto Aluno Presente. Esse acompanhamento usa como referências as orientações do FICAI (Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente), tendo por objetivo intervir junto às famílias dos faltosos antes que o aproveitamento do aluno seja comprometido.
Apesar da falta de recursos (telefone, transporte) para facilitar o contato com as famílias, o Serviço de Orientação Educacional procura as famílias dos alunos infrequentes buscando soluções para o problema.
Notamos que os casos mais comuns de baixa freqüência são por parte dos alunos que já apresentam disparidade da relação idade/série. Conversando com alguns desses alunos e familiares notamos que existe uma desmotivação desses para com a escola, sendo comum a dificuldade de se criar vínculos afetivos com as professoras e colegas que são bem mais novos e têm outros interesses. Esse é um grande problema a ser trabalhado em nossa unidade, pois temos um grande índice de alunos reprovados por evasão ou falta de aproveitamento nos anos anteriores. Os casos mais alarmantes já foram encaminhados à equipe multidisciplinar, mas estamos ainda refletindo (equipe técnica, professores e coordenação pedagógica) sobre como minimizar esses problemas.  

CAMPANHA: "DOIS OLHOS, DOIS OUVIDOS E UMA BOCA"




A campanha encabeçada pelo Serviço de Orientação Educacional tem por objetivo desenvolver nos alunos a consciência de que há tempos para falar e para ouvir.
É horrível aquela sensação que as vezes temos de que conversamos com alguém que só sabe falar, mas que não quer nos ouvir. Trabalharemos então a importância da participação ativa do aluno em sala de aula, porém com o dever de se ouvir aos outros também.
Além da importância da escuta, buscaremos dotar o aluno também de uma percepção de que o conflito de idéias é algo positivo, de que a troca ética de idéias é fundamental para o exercício da democracia e que o conhecimento nasce de perguntas, nasce dos conflitos. Assim, o conflito não é sinônimo de briga, mas de troca.
Contamos com a participação dos representantes de sala como multiplicadores e professores como parceiros e incentivadores.

PROJETO CORAL ESCOLAR



O projeto de criação do Coral Escolar é parte integrante dos projetos oferecidos pelo Serviço de Orientação Educacional  no ano de 2011 em parceria com o professor Marcos, responsável pela disciplina de Música ministrada do 6o ao 9o ano.

O Objetivo geral do projeto é aproximar escola, família e comunidade.

Os objetivos específicos são possibilitar aos alunos:

  • construção de sua identidade pessoal;
  • resgate da auto-estima;
  • expansão do universo cultural;
  • interação com colegas de diferentes turmas.
REPERTÓRIO: O repertório do coral será variado e iniciar-se-á com músicas que fazem parte do universo cultural dos alunos (hip-hop, funk) adaptados para canto coral. Paralelamente, apresentaremos músicas de outros estilos para apreciação e ampliação de repertório. Todas as músicas considerarão as características vocais da idade, respeitando os momentos de muda de voz e trabalhando em intervalo da escala adequado ao alcance das crianças.

ENSAIOS: Os ensaios estão se dando diluídos na prática docente do professor, que enquanto trabalha os conceitos teóricos da música, também vai promovendo momentos de aquecimento vocal, corporal, exercícios respiratórios, apreciação e ensaio de repertório. Podendo, futuramente, o coral contar com tempo separado das aulas para ensaio.

APRESENTAÇÕES: As apresentações serão marcadas de acordo com a evolução do grupo, mas pretende-se fazer ao menos duas apresentações para a comunidade local e ao menos uma em evento do município de São João da Barra. 

Acompanhe por aqui a agenda que será divulgada brevemente

CAMPANHA CONTRA BULLYING



As ações para essa campanha estão sendo construídas pelo Serviço de Orientação Educacional. Elas envolverão representantes de turmas, pais, funcionários, professores e representantes da Guarda Municipal.

Ações: informação; conscientização; olhar atento; prevenção.

Recursos: vídeos disponíveis na internet; jogos; cartilha (Conselho Nacional de Justiça); cartazes; peças teatrais; palestras feitas pela guarda municipal, OE e por professores e orientações feitas por professores e representantes de sala.

Aguardamos calendário de ações da Guarda municipal e SEMEC para iniciarmos esse importante trabalho.

PROJETO LEITURA NÃO TEM IDADE


O projeto Leitura não tem idade é aplicado em parceria com Laé de Souza, autor de várias obras e autor desse projeto que se aplica em várias instituições públicas e privadas e Grupos de Terceira Idade de todo o Brasil.
A divulgação será feita na escola e os interessados deverão preencher ficha de inscrição.
Os participantes do projeto recebem um livro de Laé de Souza e, após a leitura, preenchem um questionário sucinto e levam para o nosso encontro do Clube do livro: Leitura não tem idade. Nesse encontro teremos um bate papo descontraído sobre como foi a leitura, dificuldades que esncotramos... Em seguida os participantes recebem uma outra obra do mesmo autor.

A distribuição dos livros aos participantes e remessa dos questionários ao “Projetos de Leitura” serão coordenadas pelo Serviço de Orientação Educacional.

Os livros, questionários, transporte e postagem serão fornecidos gratuitamente pelos nossos parceiros responsáveis pelo Projetos de Leitura.

Incentive, divulgue, opine, participe!

PROJETO ESCOLA DE PAIS



Nossa equipe vê como seu principal desafio para o ano de 2011 estreitar seu relacionamento com as famílias de seus alunos e comunidade em geral. Por isso criamos a Escola de Pais.

A escola de pais é um espaço em que educadores e familiares podem refletir sobre as questões que envolvem a educação escolar e familiar; podendo pensar sobre suas angústias, dificuldades e desafios que vivem e ser orientados por profissionais de diferentes áreas.
Os encontros serão planejados pelo Serviço de Orientação Educacional da Escola e terão participação de vários outros profissionais (psicopedagogo; psicólogo; psiquiatra, dentre outros).
Em breve divulgaremos calendário de temas e datas.

Acompanhe, divulgue e participe!

PORQUE UMA ESCOLA VIVA



Criamos esse blog para registrarmos o fazer pedagógico dos profissionais da Escola Municipal Luís Délio Mendonça.
Aqui você encontrará nossas práticas e também nossas reflexões, pois entendemos que o registro reflexivo é a base do não parar, do não satisfazer-se e por isso do continuar vivo. Desta forma, eis aqui nossa punsão... punsão de vida!
Nossa escola é Viva porque permanece em movimento... permanece caminhando... sempre mudando!

Aqui postaremos nosso cotidiano, nossos caminhos, nossas flores.... e também as pedras dos caminhos, os espinhos... pois não há vida sem problemas, não há caminhos sem pedras...

Seja bem vindo e comente!!