quinta-feira, 26 de maio de 2011

CAMPANHA: ADOTE UM LIVRO

Você já parou para pensar no que acontece com um livro didático que passou anos prestando serviços à uma escola e que vê chegar ao fim seu "tempo de serviço"? Pois é, um livro didático também "se aposenta".


No Brasil, temos o PNLD Programa Nacional do Livro Didático que é um programa do FNDE que distribui livros aos alunos. Esses livros devem ser usados (conforme regras do PNLD) por 3 anos consecutivos, com exceção feita à cartilha de alfabetização e aos livros de primeira série. E depois disso? O que acontece com esse livros?
Na LUDEM nós criamos a Campanha adote um livro. Como não há espaço e nem necessidade, de se guardar vários exemplares de um mesmo livro antigo, doamos o excedente para a comunidade, trabalhando a conscientização de como esse livro pode atender às demandas vindas das lições de casa, pesquisas, estudos...

A comunidade prestigiou e aplaudiu a iniciativa da escola. Foi um sucesso!

terça-feira, 17 de maio de 2011

DIA 6/05 - DIA DA MATEMÁTICA NO LUDEM

No dia 06 de maio comemoramos o Dia Nacional da Matemática. A E. M. Luís Délio Mendonça, aproveitou esta oportunidade para realizar a Gincana Matemática entre os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Esta ação teve como objetivo possibilitar aos alunos o estudo da matemática de forma prazerosa e significativa. Toda a gincana teve caráter interdisciplinar, perpassando, além da Matemática, questões ambientais, Música, Ed. Física e Língua Portuguesa, colaborando assim com um dos propósitos da escola para 2011 que é melhorar a consciência ambiental e promover uma maior integração entre as áreas do conhecimento e seus professores.

As atividades foram coordenadas pela professora Francine, responsável pela disciplina de Matemática, porém, o que mais chamou atenção foi o aspecto interdisciplinar e a participação de todos os professores que ministravam suas disciplinas nesse dia.

Parabéns à equipe de professores que participaram da realização de mais uma ação pedagógica da LUDEM.
Prof. Marcos e Profa. Francine - Interdisciplinaridade no Dia da Matemática
alunas com alguns dos jogos produzidos na gincana

Prof. Carlos Eduardo acompanhado de alunos na maior animação
Profa. Fabiana acompanha a animação geral

sexta-feira, 6 de maio de 2011

FAZENDO HISTÓRIA

Se você tem notado que as mudanças em nosso município estão passando por você, sem que se sinta autor de sua vida, de sua história... é importante você compreender que você pode sim fazer mais!

Leia o convite abaixo e se organize para fazer parte do GIT, fazendo parte também dessa história!

Paulo Freire, importante educador de nosso país, costumava dizer que aquele que não faz sua história, é vítima dela.

PROJETO: REESCREVENDO O NOSSO PPP - PARTE 2

No projeto Reescrevendo o Projeto Político Pedagógico da escola, conforme falamos anteriormente, é fundamental que os diferentes setores da escola se vejam representados, ouvidos, acolhidos e considerados.

Como o tema da próxima reunião de OPs, OEs e Coordenação da SEMEC é o passo a passo da elaboração do PPP, passamos aqui a detalhar mais uma das etapas.

Ao levantar a ESCOLA QUE TEMOS & A ESCOLA QUE QUEREMOS, conversamos informalmente sobre a visão que cada agente tem da escola e sobre que leituras que fazem a cerca das mudanças necessárias.

Na sistematização, cada um preencheu um papelzinho onde pode registrar sua postura. Todas as posições vão de alguma forma fazer parte, não só da escrita do PPP, mas do olhar gestor que dirige as ações a serem empreendidas.

O mais legal - e importante - foi dar voz e escuta àqueles que se sentem, em geral, alijados do processo. Alguns funcionários sentiam a importância daquela participação e enfatizavam aos mais tímidos, o quanto é bom falarmos o que pensamos para que as coisas melhorem.

Ainda há muito a realizar, mas notamos que vamos avançando em direção à elaboração de um projeto de escola democrática.

Confira algumas das respostas dadas.




quarta-feira, 4 de maio de 2011

MODELO DE FICHA DE ENCAMINHAMENTO DE ALUNO

Não são poucos os desafios daqueles que tentam abrir novos caminhos... E é essa a principal dificuldade que vive qualquer Orientador Educacional atualmente em nossa rede - criar caminhos que não existem.
Desta forma, penso ser de fundamental importância que nos ajudemos, socializando as práticas bem sucedidas e "trocando figurinhas" na busca de uma reflexão coletiva para os problemas comuns.
Como então resolver os problemas do encaminhamento de alunos feito pelos corredores informalmente?
Em nossa unidade, criamos a Ficha de encaminhamento de aluno para o SOE. Os professores receberam essa ficha, para que possam municiar o Serviço de Orientação Educacional, das informações necessárias ao bom atendimento desses alunos.
Essas fichas nos ajudaram também a localizar os alunos que precisavam ser encaminhados para a Equipe Multidisciplinar.

Segue modelo abaixo. Talvez se ela fosse mais sintética facilitaria o preenchimento, mas eu, particularmente, senti necessidade de todas essas informações.
Espero que a informação possa ser válida a alguém!

PARCERIAS QUE FAZEM TODA A DIFERENÇA

"Sonhar sozinho, é sonho só... Mas, sonhar junto, é realidade!" Diante dessa convicção, passamos a buscar parceiros para viabilizar nossos projetos.
Foi assim que, numa manhã chuvosa de sexta-feira, nasceu oficialmente o Projeto Saúde Nota 10. O projeto é fruto da parceria bem sucedida entre a EM Luís Délio Mendonça e o Programa Saúde da Família - PSF de Campo de Areia.

Em versão ampliada àquela apresentada aqui, teremos uma ação mensal da equipe do PSF na escola(Palestras, Campanhas, Ações, Orientações...), além das ações da Campanha Dentes nota 10, já anteriormente apresentadas.


Equipe Pedagógica do LUDEM e Equipe do PSF Campo de Areia

O lançamento oficial do projeto dar-se-á no dia 26/05/11, quinta-feira, em Evento realizado na escola com a presença da equipe do PSF. Nesse dia teremos várias atrações marcando o início dessa parceria. 

REFORÇO ESCOLAR

Todas as segundas e quartas-feiras, os alunos do Ensino Fundamental 1 de nossa unidade - que apresentam alguma dificuldade em acompanhar a aprendizagem do resto da turma - têm tido "uma ajuda a mais" oferecida pela profa. Conceição.

"O reforço é uma chance a mais para o aluno aprender. Nessa oportunudade, com um número reduzido de alunos, a professora pode se valer de estratégias diferenciadas para garantir que aquele aluno - que não aprendeu durante a situação de sala de aula - aprenda." Enfatiza Janaina Monteiro, diretora da escola.



 Conceição tem se valido do trabalho com diferentes portadores de textos e outras práticas de leitura e escrita contextualizadas, para ajudar os alunos a lidarem com o desafio da leitura e escrita. "Já pude notar avanço nas hipóteses de escrita de algumas crianças". Ressalta Conceição.

Os alunos são atendidos no contraturno da sala regular e separados em dois grupos distintos (2o e 3o anos no grupo A; 4o e 5o anos no grupo B.

em breve postaremos resultados comparativos de algumas hipóteses de escrita.